19 dezembro 2010

Festa de Natal da Pracinha

Sexta-feira teve a Confraternização de Natal das mães, babás e bebês na nossa pracinha!

A pracinha é parte integrante e sagrada da nossa rotininha estruturada. Todo santo dia vamos tomar banho de sol na praça, brincar e colocar a conversa em dia. É uma delícia, eu adoro! Tive a sorte de pegar uma safra de mães, bebês e babás ótima! Tirando alguns exemplares, são todos muito divertidos e formamos uma turma muito boa. Gabriel ama! Ele fica super tranquilo na praça, toma sol, brinca com os bebês, passa no colo de todas as babás, distribui sorrisos, interage com os velhinhos e enlouquece com os pombos (desconfio que de tudo, ele prefere os pombos).

Em outubro nós já tínhamos organizado a Festa das Crianças e como foi um sucesso, resolvemos repetir a dose agora no Natal. Fizemos amigo oculto, cada um ficou encarregado de levar bebidas e quitutes, e convencemos um pai fofo a se vestir de Papai Noel. A ideia era levar uma lembrancinha pro filhote para o Papai Noel entregar.

Chegada do Papai Noel

A festinha bombou! O grupo que vai todo santo dia deve ter, sei lá, umas 20 pessoas. Na festa eram MUITAS crianças. Crianças e pais que eu nunca tinha visto por ali! Acho que a notícia do Papai Noel foi se espalhando e acabamos com um festão na praça.
Foi uma farra divertidíssima! A chegada do Papai Noel, que mora em frente à praça, foi surreal. As pessoas todas pararam para ver, as crianças ficaram animadas, foi muito lindo.
Os bebês e pequenos morreram de medo, se assustaram, abriram berreiros, mesmo assim foi engraçado.
Os maiorezinhos adoraram, tiraram foto, receberam presente, amaram!
Muitos pais foram. Chegaram atrasados no trabalho (golpe da sexta) e foram! Inclusive o pai do meu!

Malu, Gabriel (semi-pânico) e Papai Noel

O amigo oculto foi só entre nosso grupinho bate-ponto-na-praça. Para num criar um climão de presentes, decidimos fazer um troca-troca de sandálias havaianas. Foi muito bom! Teve babá tirando patroa, patroa tirando babá, foi hilário. Senti que as babás se sentiram muito valorizadas pelas mães participantes (algumas 'patroas' participaram, outras não). Não pelas mães dos bebês que elas cuidam, pelas mães cuidadoras-sem-babá, sinto que rola um preconceito geral, um 'não me misturo com babás'. Isso não rola no nosso grupo e as babás se sentem muito valorizadas por isso. Tem sido muito legal esse convívio, são muitas histórias, muitas experiências trocadas. Acompanhamos juntas o crescimento diário dos bebês, cada novidade, cada aperfeiçoamento, os dentinhos, as febres, as rotinas. Cada uma dá sua dica, seu relato do que tem funcionado com o seu bebê e assim vamos diariamente.

Eu gosto muito das minhas amigas de praça, espero que com o passar do tempo não percamos contato. Minha mãe tem uma "amiga de pracinha" há 34 anos e mesmo com as várias mudanças interestaduais ela não perdeu contato. É uma amizade linda.

Nenhum comentário: