06 dezembro 2010

Sobre o sono

A rotininha do sono mudou. Contei como era antes aqui.

Já há alguns dias tudo mudou, não sei se coincidiu com a alimentação sólida numa proposta mais séria ou se pela simples introdução do jantar (aliás, levei meu pequeno na minha querida nutri - mas isso é assunto para outro post) mas mudou.

A proposta continua sendo a mesma, porém com a introdução do jantar: final de tarde eventualmente um passeio, em casa uma brincadeirinha no chão, jantar, banho e peito ao som de música de ninar. O que antes engatava um sono na mamada, agora de bucho cheio, mama o quanto quer e fica acordadão deitado no meu colo. Ainda bem que eu tinha lido a Mariana contando sobre como faz com o Arthur lá no Viciados, aí tive a brilhante ideia de ninar o pequeno, em pé no colo, tipo uma dancinha a dois. Deu certo, sucesso absoluto!!
Alguns dias mais rápidos outros menos, o menino acabava dormindo com a cabeça no meu ombro ou colo e capotado, era colocado no berço.

Ontem eu vi que ele estava bem sonolento, mas ainda não tinha fechado os olhos e resolvi colocá-lo logo no berço, para pegar no sono lá. Deu certo também. Ele olhou para o berço, fechou os olhinhos e embarcou. Fiquei radiante! Meu menino tá quase um homem, dormindo "sozinho"!! hahahahahaaha
Hoje fiz a mesma coisa. Ele estava bem mais agitado que ontem, mas sosseguei no colo e quando tava quaaase lá, coloquei no berço e fiquei alisando. Ele dormiu sozinho bem delicioso!

E antes que perguntem, não, ele não dorme a noite inteira diretão. Ainda acorda várias vezes. Ele dorme por volta das 19h e acorda por volta das 22h, 2h, 4h e 5h30. Mas - novidades - ele antes despertava para a vida às 5h40, mesmo tendo sido trazido para nossa cama na acordada das 4h. Agora ele continua acordando, mas mama e volta a pegar no sono e vai até quase 7h!!!! Puro luxo! Nunca achei que esse pequeno detalhe fosse fazer tanta diferença na minha disposição para o dia.

Ainda não constatei, mas estou achando que até os cochilos diurnos estão ficando mais padronizados!

Continuo desejando loucamente uma noite inteira de sono profundo e reparador, mas também não estou totalmente insatisfeita com nosso esquema, já estive mais cansada. Quando estou exausta, só imagino daqui alguns anos, eu entrando no quarto perto do meio-dia, lutando para tirar o rapagão adormecido da cama... Assim como essa fase acorda-acorda há de passar, outras várias virão por aí e passaremos bem por todas elas, certamente.

Nenhum comentário: