27 outubro 2010

Rotina do Sono

Desde sempre ouvi falar que bebê precisa de rotina para entender a vida, os livros também falam muito sobre isso, especialmente relacionado ao sono e à hora de dormir. Também se ouve muito falar em bebês que trocam o dia pela noite, inclusive na minha própria família conheço duas histórias de casos assim.
Sempre tive medo que isso acontecesse aqui em casa, então para o sono noturno, sempre - desde o primeiro dia - sigo uma rotina sagrada. To-do-di-a a mesmíssima coisa, sempre nos mesmos horários ou aproximadamente mesmos horários.
O sono diurno nunca teve muito padrão, e até hoje não segue os mesmos horários todo dia, o que é uma pena.
Para estabelecer a rotina da noite, desde que chegamos da maternidade, fizesse chuva ou sol, com visita ou sem, às 18h em ponto eu levava ele pro quarto, na penumbra e amamentava o tempo que ele quisesse. Nessa época, isso durava quase uma hora inteira. Depois de mamar, ia para o carrinho (ele dormiu à noite no carrinho até os 3 meses e meio) e dormia. Bebezinho, ele nunca deu um intervalo de 3 horas entre as mamadas... nem durante a noite. O máximo que ele conseguia era duas horas e meia. O tempo foi passando, passando e ele super entendeu a hora de ir dormir à noite.
Depois dos dois meses e meio, três meses, quando ele começou a ficar mais tempo acordado durante o dia, minha meta era conseguir estabelecer uma rotina para os cochilos diurnos. Aliás, é minha meta até hoje, porque ele até consegue ter um padrão mais previsível, apesar de facilmente alterável, de cochilos, mas não tem uma rotina certinha.
Hoje em dia, a hora dele ir pra cama à noite é por volta das 19h, 19h30. Depois que ele cresceu um pouco, passei uma hora pra frente a rotininha. Não foi fácil, ele estava muito acostumado a dormir por volta das seis da noite. Mas fui atrasando uns 10 minutinhos por dia e chegamos neste horário que é bom pra ele e bom pra mim, que ainda fico com umas duas horinhas livres por noite.
Os horários e as formas de adormecer variam com o tempo e ao longo do dia. Já tivemos fase dele adormecer no carrinho, enquanto eu tomava café da manhã, depois no carrinho na sala, hoje tá um pouco mais difícil, tenho que balançar ele na rede para capotar o menino. A soneca da tarde (na hora do almoço) é na base do peito mesmo... sem alternativas.
Meu plano hoje em dia é tentar aumentar as sonecas de meia hora para uma hora inteira, pelo menos 2 vezes por dia. Ele dorme muito picadinho e às vezes fico com a sensação de que ele acorda ainda precisando dormir mais um tiquinho.
A rotina noturna é que é fixa desde sempre. Quando dá a hora, por volta das seis e pouco, seis e meia, dou um banho quentinho, uma mamocada boa e berço. Ele ainda acorda umas duas ou três vezes por noite, sempre ofereço o peito e ele volta a dormir. Como ele entendeu bem esse processo, nunca tivemos aqui em casa uma noite em claro, um bebê acordado para brincar durante a noite.
Claro que sonho com uma noite inteira de sono, mas não posso reclamar do nosso esquema. Está funcionando, mesmo acordando algumas vezes a cada noite eu estou descansada e o bebê tá crescendo feliz!

4 comentários:

julisboa disse...

lendo e aprendendo.
já já sou eu. =P

Júlia disse...

golaço, amore

Malu Allen disse...

Julis, querida, essa do mesmo horário todo dia pra o sono da noite é fundamental, vai por mim.

E apesar dele ser bem bonzinho, tem dias de cão... de dorme-nada de dia e telesena à noite... enfim, normal, um dia a gente se acerta!

julisboa disse...

vou seguir tuas dicas sim, pode deixar. ;)