17 fevereiro 2011

a noite e o sono

Já estivemos melhores por aqui...

Entramos numa pegada noturna nada fácil, com direito a cama compartilhada na madrugada e peito megacompartilhado (?) porque num é mais apenas livre demanda isso, ainda não inventaram um nome... o menino depois das 3h da manhã, estando na minha cama, só quer saber de ficar acoplado na peita. Por ele fica tudo bem, ele dorme e descansa, acorda novinho em folha. Eu durmo muito mal, quase não consigo mudar de posição, acordo a toda hora e fico um bagaço o dia inteiro. Dia desses cheguei a ter febre por causa da privação de sono, furei com uma amiga e perdi um compromisso bacanérrimo.

Há algumas semanas abordo esse assunto com as pessoas, em busca de ouvir as experiências, as opiniões, sugestões e relatos. Todos entram na enquete: mães, babás, livros, especialistas (médicos - cof, cof...), pediatras, o porteiro do meu prédio...

Óbvio que não estou só nesse ávido desejo de uma noite de sono profunda e restauradora, é praticamente um desejo coletivo de mães. Aí a Anne escreve um texto maravilhoso sobre isso no Super Duper e eu me vejo lá, descrita, parece até que estamos vivendo a mesma coisa, com pequenos detalhes diferentes. Estou lá direto, brechando os comentários dos outros e vendo as sugestões. Outra amiga de praça também está no mesmo dilema, e o pediatra do filho dela orientou veementemente o desmame noturno. Eu já estava beeeem desconfiada de que a tal livre demanda chupeiteira tinha uma forte influência na quantidade de vezes que ele solicita uma mamoca à noite.

Não acho que no caso dele seja fome, acho que é só o chamego mesmo. Ele não está acostumado a pegar no sono (o primeiro sono da noite) mamando. Ele mama e depois adormece direto no berço (depois de passarmos por várias formas de embarcar a criatura, consegui implementar essa modalidade). Durante a madrugada, quando chora e dou o peito, aí sim, dorme mamando. Depois de pensar muito sobre o assunto, levantar diversas hipóteses e analisar as diversas opiniões, decidi tentar o desmame noturno.

Nunca tinha me passado pela cabeça desmamar o bebê, nem de noite nem de dia. Achava que só ia fazer isso muito lá pra frente e somente quando ele se mostrasse disposto a largar o peito. Mas depois de pensar bem sobre o assunto, acho que isso vai trazer muitos benefícios para todos.

Ainda não estou nem perto do desmame noturno, antes de interromper de vez estou tentando espaçar as mamadas, dando intervalos maiores - de pelo menos 3 ou 4h - entre elas. Ele dorme por volta das 19h/19h30 e mama antes de dormir. Tento "estabelecer" as próximas mamadas às 23h, 3h e 7h. Ren se encarrega de acolher/ninar/se virar com o pequeno quando chora fora desses horários. Estamos indo para a quarta noite de tentativa, e ainda não conseguimos muito resultado, mas percebo que as coisas parecem melhorar a cada noite. Não sei se essa opção de espaçar antes de cortar vai ser melhor pra ele, pra mim, pra alguém... mas me pareceu um pouco menos cruel tentar estabelecer esses intervalos do que deixar ele sem peito das 19h às 5h diretão, assim de cara.

Espero que surta algum efeito. Depois volto para contar.






Nenhum comentário: