21 fevereiro 2011

a separação II - a missão

Hoje precisei ir a uma reunião de trabalho em Angra dos Reis e deixei o Gabriel com a vó. Nunca tínhamos ficado tanto tempo separados (e sem mamar) e algumas outras tentativas anteriores tinham sido bem dramáticas.

Eu li em algum lugar que não me lembro mais, que a criança só está "pronta" para se separar da mãe quando ela mesma tem autonomia para criar esse distanciamento físico, ou seja, se locomove por si mesma e sai por aí. Se é verdade ou não, se tem embasamento teórico ou não ou se é mera abobrinha, não sei. Mas o fato é que hoje a situação foi bem diferente. Deixei o menino na casa da avó às 7h30 e só voltei quase 16h. Pedi para não me ligarem, porque não poderia fazer absolutamente nada e só iria ficar ansiosa. Mas fui trocando mensagens com minha mãe ao longo do dia, mesmo sem acreditar muito que ela diria a verdade... hehe
Estava esperando um relatório de muito choro e reclamação, overdose de galinha pintadinha ou horas passeando na rua e quando chego, encontro um bebê dormindo, que passou um dia maravilhoso, sem crises ou ataques de choro, que comeu bem, riu e se divertiu o dia todo. Nem acreditei no acontecido! Que alívio!
Minha mãe, que não é boba nem nada, se armou bem e convenceu minha cunhada a ficar por lá para dar uma força na cuidação.

Ele vinha dando sinais de que isso poderia acontecer sem traumas, ficando com a minha mãe enquanto eu dava pequenas saídas. Mas confesso que fiquei surpresa como tudo rolou tranquilamente. Fui viajar sem um pingo de culpa, apenas atenta às possíveis reações dele. E ele me surpreende maravilhosamente bem, ficando ótimo e independente um dia inteiro. E sem mamar!!! Meu pequeno tá crescendo! Passou o dia sem mamar (mamou de manhã) e nem se atracou nos peitos quando me viu, só foi mamar depois do jantar, antes de dormir. Enfim, saldo da experiência super positivo! Foi bom "dar um tempo" da cria, tratar de outros assuntos, mudar de ares. Ah, a reunião foi excelente e promete bons desdobramentos. Aguardemos!

Te prepara, Vovó!!


3 comentários:

Mariana - viciados em colo disse...

avó é tudo de bom! aliás ter e conviver com avóS é fundamental. meus filhos tem os quatro e mais a minha madastra, mas convivem mais com meus sogros: é sempre muito tranquilo. eles se comportam muito bem, hoje mesmo o vovô foi buscar o pequeno na escolinha e foi tudo ótimo! aproveite sua mãe, todos se beneficiam desta relação: vc, o bebê e a vovó...
beijoca

tchia-irmã disse...

aêêêêê!!!
arrasa, tábua de isopor!!!

Liten disse...

Olaa

Vim te convidar para conhecer meu blog e participar de um sorteio chiquérrimo la no
http://vestidoderodar.blogspot.com/2011/02/sorteio-eu-quero-saia-da-sophia.html

Beijos
Talitah Sampaio