09 novembro 2010

Introdução de alimentos

Desde a última consulta, a pediatra sugeriu começarmos a introdução de frutas na dieta do rapaz. Suco ou papinhas, à nossa escolha, duas ofertas por dia. Por questões práticas e domésticas, quase não dei suco até agora (meu espremedor é 220v, tem que usar transformador, faz uma sujeirada danada e eu tenho a maior preguiça). De manhã ele toma água de coco na pracinha. À tarde eu tento as frutas em forma de papinhas. Tento, né? Porque nem sempre o boneco tá a fim. Até agora as preferidas são pêra e banana. Ele já comeu quase meia pêra de uma vez, e de outra comeu uma banana inteira!! Mamão e manga foram rejeitadas quase que solenemente. Suco de laranja lima ele até curtiu o líquido em si, porém temos um obstáculo que é o meio, a ferramenta de consumo. Ele não chupa a mamadeira. Como a orientação sempre foi "bico artificial nunca", ele não aprendeu a chupar mamadeira nem chupeta. Então fazer o bichinho tomar líquidos é uma peleja. Eu acabei comprando um copinho de treinamento, com bico de silicone que ele vai brincando, mordendo e acaba engolindo alguma coisa. 

Como ele ainda não tem seis meses, estou considerando esse período bem lúdico, mais uma apresentação das frutas do que uma iniciação no mundo das comidinhas. Não quero forçar barra nenhuma, ele vai comer quando for a hora dele, assim como em todas as outras etapas do desenvolvimento.

Essa semana temos outra consulta, semana que vem ele completa seis meses e aí vamos ver como ficamos. Tenho a impressão de que ele vai comer de tudo... 


Um comentário:

julisboa disse...

seu, seu, seu, seu... seu gostoso!