10 novembro 2010

Uma mãe lava a outra

Mães são solidárias umas com as outras. Fato.
Assim que descobri a gravidez, comecei a me inteirar dos assuntos maternos com minhas amigas já mães e a fuçar na internet sobre as coisas. Aí descobri todo um mundo de blogs e sites sobre o assunto e uma enorme rede de troca de experiências, dicas, fóruns e listas de discussão sobre o tema. Devorei bastante coisa, com todo o cuidado que a leitura online demanda, filtrando o necessário e procurando apurar verdades em casos de desconfiança. Tenho meus blogs preferidos, gente que trata do tema super bem, coisas que gosto de ler e tudo mais. Aprendi muita coisa e tirei muita referência para a vida prática das experiências relatadas de outras mães por esta web afora.

Na vida real a coisa não é muito diferente. As mães quando se encontram trocam milhares de experiências, dicas e passam em revista coletivamente sucessos e dificuldades com a criançada. Na pracinha que frequentamos é assim, um clube de mães e babás trocando experiências e pitacos sobre o dia-a-dia com os guris. E assim vão surgindo amizades, porque acaba que o ponto alto da pobre vida social da recém-mãe é o tal do banho de sol da molecada...

Na nossa pracinha (deliciosa, por sinal) a galera acaba se agrupando por "faixa etária": tem o grupo dos que andam ou quase, o grupo dos que estão quase ficando em pé mas ainda estão no tapetinho e a bebezada. E o mais legal é que todo mundo troca com todo mundo, apesar dos 'grupinhos'. Além da experiência trocada e do consolo de saber que não é só o seu bebê que acorda várias vezes por noite, às vezes sem explicação... muitas mães trocam ou repassam peças de enxoval encalhadas, sem uso ou sobrantes. Ainda mais as mães faladeiras como eu. Só na pracinha, eu arrecadei: uma almofada para o carrinho, peguei emprestado o tal balde famoso de dar banho no bebê e uma chupeta bafônica toda de borracha e talecoisa (mas que o menino ignorou como a todas as outras e só morde, não chupa).

Não sei outras praças e grupos, mas tive a sorte de encontrar mães super bacanas e acabamos formando uma turminha bem divertida e animada por aqui. Esse ano vai ter até confraternização e amigo secreto!! Hahahaha! Às NOVE horas da manhã e regada à água de coco, mas vai!!

Nenhum comentário: